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Melodias que embalam sonhos

Redação Inhotim

Música para sonhar mais alto. É pensando nisso que o maestro César Timóteo, novo coordenador dos projetos musicais do Inhotim, projeta o futuro. Filho de mãe pianista, César começou a estudar violino ainda criança. Hoje, já violinista, cantor lírico e regente, ele busca despertar a musicalidade e o talento de cada aluno dos projetos que irá acompanhar. O maestro conversou com o Blog do Inhotim e contou um pouco da sua trajetória e das expectativas para essa nova etapa de sua vida.

 

 

Blog do Inhotim – Conte-nos um pouco da sua trajetória na música.

 

César Timóteo – Não consigo delinear o momento exato em que fui absorvido pela música. Minha mãe é pianista e isso me influenciou muito. Pude, através dela, ter um contato precoce com essa arte fascinante. Aos nove anos de idade iniciei meus estudos de violino, vindo a me tornar um violinista profissional na minha adolescência e juventude. Me formei também em canto lírico posteriormente, participando de apresentações como solista em óperas e oratórios. Após vários anos atuando como violinista e cantor decidi estudar regência, que veio a se tornar minha principal ocupação musical. Tive a oportunidade de dirigir orquestras no Brasil e exterior além de conviver com grandes nomes da música que me influenciaram de forma significativa, dentre os quais destaco o violinista Max Teppich e o maestro Isaac Karabtchevsky.  

 

 

BI – Qual a sua opinião sobre o potencial de música que tem Brumadinho e seus moradores?

 

CT – A música faz parte do desenvolvimento de todas as comunidades, ela é necessária. Em Brumadinho não é diferente. É preciso oferecer oportunidade de aprendizado às pessoas, despertando dentro delas a musicalidade.  O aprendizado e estudo de música, seja através de um instrumento musical, ou do canto, tende a organizar e aflorar essa musicalidade trazendo equilíbrio, desenvolvimento e possibilidades de sonhar mais alto. Não tenho dúvidas de que Brumadinho seja um celeiro de talentos musicais, que certamente haverão de ser revelados.

 

 

BI – Quais são os projetos que irá coordenar? Conte um pouco mais sobre cada um deles.

 

CT – Coordenarei coros Infantil, Juvenil, Adulto e Escola de Cordas. São projetos desenvolvidos pelo Inhotim, com realização do Ministério da Cultura e patrocínio da Vale do Rio Doce. Em 2014, passam a funcionar de forma mais unificada, com a atuação de uma equipe de professores convidados de Belo Horizonte. Todos eles tem como objetivo promover o desenvolvimento social, musical e artístico nas comunidades da região do Vale Médio do Paraopeba, atendendo não só jovens de Brumadinho, mas também Mario Campos e Bonfim. Os alunos têm a oportunidade de fazer aulas teóricas e práticas gratuitamente, e são, em sua grande maioria, advindos das redes públicas de ensino.

 

 Com atividades semanais, esses alunos inscritos têm a oportunidade de estudar técnica vocal e teoria da música, além de praticar instrumentos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo.  No trabalho de canto coral e orquestra, os alunos podem vivenciar a música em conjunto, desenvolvendo aspectos de percepção harmônica e cooperativismo. Semestralmente são abertas mais vagas e os interessados devem preencher uma ficha de inscrição na sede do projeto em Brumadinho.

 

 

BI – Quais as novidades para 2014 no que diz respeito aos projetos que o Inhotim desenvolve?

 

CT –  Vamos trabalhar para a unificação dos projetos sociais que envolvem música com uma visão de alcance nacional. É importante consolidar as ações em Brumadinho e arredores, para que, dentro de algum tempo possamos alcançar também outros municípios. Valorizaremos as ações em conjunto. A vivência musical deve ser desenvolvida de forma menos individualizada e mais coletiva. Teremos também a aquisição de dois pianos novos para os trabalhos de canto coral e aulas de percepção musical, além de novas instalações em Brumadinho, maiores e mais adequadas para as aulas e ensaios.

 

 

BI – Quais as suas expectativas para essa nova trajetória junto aos alunos dos projetos?

 

CT – Quero acompanhar de perto o desenvolvimento de cada aluno. É importante conhecê-los para indicar-lhes o direcionamento correto. Minha expectativa é de ver o crescimento musical deles, de vê-los sonhar com novas possibilidades.  A arte proporciona isso. Que o aprendizado e prática musical possam ser fatores influentes no desenvolvimento humano dos alunos e da comunidade de Brumadinho. Que possam afetar de forma positiva suas decisões e atitudes para uma melhor qualidade de vida e convivência social.

Melodies that lull your dreams

Redação Inhotim

Music to make you dream high. This is what Inhotim’s new music project coordinator, Maestro César Timóteo, keeps in mind when he plans the future.  Son of a pianist mother, César began studying the violin as a child. Today, as a violinist, opera singer and conductor, he seeks to awaken the musicality and talent of each student taking part in the projects he will be in charge of. The Maestro talked to Inhotim’s Blog and told us a little bit about his career and experiences in this new phase of his life.

 

 

 

Blog do Inhotim – Tell us a bit about your career in music.

 

César Timóteo – I can´t single out the exact moment music really got me.  My mother is a pianist and this has influenced me a great deal.  Through her, I was able to be in contact with is fascinating art from a very early age.  I started studying the violin when I was nine, and became a professional violinist in my teenage years.  Later, I also got my Opera Singing Degree, taking part in performances as a soloist in operas and religious plays.  After working as a violinist and singer for several years, I decided to study orchestral conducting, which became my main occupation in music.  I had the opportunity to conduct orchestras in Brazil and abroad, in addition to working with great music professionals, who have significantly influenced me. Some of these them I would like to mention are violinist Max Teppich and Maestro Isaac Karabtchevsky.   

 

 

 BI – What is your opinion on the musical potential of Brumadinho and its residents? 

 

CT – Music is part of the development of all communities. It is a necessity.  Brumadinho is no different. We have to provide opportunities for people to learn it, awakening the musicality within them.   Leaning music, whether by means of a musical instrument or signing, tends to organize and blossom out this musicality, leading to balance, development and the possibility of dreaming higher.  I have no doubt that Brumadinho is filled with music talents, which will certainly be revealed.  

 

 

BI – Which projects are you going to be coordinating? Talk a bit more about each one of them.

 

CT – Youth, Adult and Kid’s Choirs and the School for Strings. These projects are carried out by Inhotim, sponsored by Vale do Rio Doce and are part of an initiative of the Department of Culture.  In 2014, we are going to work in a more unified way, with a team of guest teachers from Belo Horizonte. These projects are intended to promote social, musical and artistic development in communities located at Vale Médio do Paraopeba, which includes youngsters from Brumadinho, Mario Campos and Bonfim.  Most of the students come from the public school system and, with the projects, they have the opportunity to take free theoretical and practical lessons.

 

 Classes take place on a weekly basis and the students enrolled are able to study vocal technique and music theory, in addition to practice instruments such as:  violin, viola, cello and bass.  During choir and orchestra practices, students are able to experience music as part of a group, developing their harmonic perception and cooperative work.  Enrollment happens twice a year and those interested in participating must apply at the project headquarter in Brumadinho. 

 

 

BI – In 2014, what’s new when it comes to the projects developed by Inhotim?

 

CT – We are going to work to unify music-related social projects, considering a nationwide reach.  It is important to consolidate actions in Brumadinho and surrounding areas, so that some time from now we can also reach other towns.  We are going to value joint actions.  The music experience must happen in a less individual and more collective way.  We are also going to  purchase two new pianos to be used in choir activities, as well as in musical perception classes. Also, we will be able to rely on new facilities in Brumadinho, which will be larger and more suitable for classes and rehearsals. 

 

 

BI – What are your expectations for this new journey with the students taking part in the projects?

 

CT – I want to closely monitor the development of each student. It is important to know them, so that we can guide them in the right direction.  I hope to see their musical growth, to see them dreaming with new possibilities.   Art does that.  I hope music learning and musical practice will influence the human development of students as well as of Brumadinho community.  I hope this can bring a positive effect to their decisions and attitudes, promoting better quality of life and improving the way they live in society.