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Laboratório Inhotim viaja para Nova York

Redação Inhotim

Projeto educativo mais antigo do Instituto, o Laboratório Inhotim está de malas prontas para conhecer uma das cidades mais vibrantes do mundo. Como parte das atividades do programa, nove alunos seguem para Nova York na próxima quinta-feira, 17/07, para uma experiência de observação e aprendizado, que inclui visitas a museus, espaços culturais, eventos e ateliês de artistas. “O Inhotim é um espaço que propõe diálogos internacionais por meio de seus acervos. Temos obras de arte e espécies botânicas de diversos lugares do mundo. No Laboratório Inhotim, também buscamos essa troca. Conhecer novos lugares e pessoas é ampliar horizontes, ajuda a entender nosso lugar no mundo, gera empoderamento”, reflete Maria Eugênia Salcedo, gerente de educação transversal do Inhotim.

 

Um dos pontos altos da agenda do grupo é uma festa de rua organizada pelo New Museum, museu dedicado exclusivamente à arte contemporânea. A programação do evento, batizado de New Museum Block Party, inclui performances e workshops, gratuitos para crianças e adultos e inspirados nas exposições em cartaz na instituição. Parte da produção da Block Party fica por conta dos jovens dos projetos educativos do museu. A ideia é que, por meio dessa experiência, os participantes do Laboratório Inhotim possam liderar a organização de um festival em Brumadinho, no mês de novembro, propondo uma nova relação com os espaços da cidade.

 

Millene Raissa Paraguai, 14 anos, é aluna da Escola Municipal Maria Solano Menezes Diniz, no distrito de Tejuco. Ela aguarda ansiosa a hora de embarcar pela primeira vez em um avião. “Vou levar essa experiência para a vida toda. Fico muito alegre em participar do Laboratório Inhotim. Hoje, quando vou ao parque, tenho um olhar diferente sobre a arte e também sobre a vida”, revela a adolescente. Com relação à festa, ela conta que quer prestar atenção em todos os detalhes para ver que ideias podem ser aproveitadas no evento de novembro. “Cada realidade é diferente, o que dá certo lá, pode não dar aqui”, avalia.

 

O Laboratório Inhotim é um programa de formação por meio da arte voltado para alunos de 12 a 16 anos da rede pública de Brumadinho. Ao realizar pesquisas e experimentações, os participantes desenvolvem um olhar crítico e reflexivo não apenas para o universo artístico, mas para todo o contexto em que estão inseridos, tornando-se agentes ativos em suas comunidades. Cerca de 200 jovens já passaram pelo Laboratório Inhotim desde seu início, em 2007. Além de Nova York, o projeto já levou jovens para Londres e Buenos Aires.

 

Ficou curioso para saber como será essa jornada? Durante a viagem, o Blog do Inhotim vai postar depoimentos e relatos dos participantes e educadores que vão para Nova York. Não deixe de conferir!

 

Se você quer ajudar o Instituto a realizar projetos como esse, clique aqui e torne-se um Amigo do Inhotim.

Inhotim Lab travels to New York

Redação Inhotim

The Institute’s oldest educational project, Inhotim Lab, is packed and ready to visit one of the most vibrant cities in the world. As part of the activities in the program, nine students will be travelling to New York this coming Thursday, July 17, to take part in an observation and learning experience which includes visits to museums, cultural spaces, event venues and artist studios. “Inhotim is a space that proposes international dialogs through its collections. We have works of art and botanical species from several parts of the world. At Inhotim Lab, we also seek this kind of exchange. Visiting new places and getting to know new people broaden horizons and help us understand our own place in the world, leading to empowerment”, says Maria Eugênia Salcedo, transversal education manager for Inhotim.

 

One of the high points of the group’s agenda is a street party organized by the New Museum, exclusively dedicated to contemporary art. The program for the event, entitled New Museum Block Party, includes free performances and workshops intended for children and adults and inspired by the exhibits on display at the institution. Youngsters taking part in the museum’s educational projects are in charge of part of the program for the Block Party. The idea is that this experience allows Inhotim Lab participants to lead the organization of a festival in Brumadinho in November, proposing a new relationship with the spaces in the city.

 

Fourteen-year-old Millene Raissa Paraguai is a student at the Maria Solano Menezes Diniz Municipal School, in the district of Tejuco. She is looking forward to boarding on a plane for the first time. “This is an experience I will remember forever. I am very happy to take part in Inhotim Lab. When I visit the park now, I have a different look towards art and also towards life itself”, reveals the teenager. With regard to the party, she says she wants to pay attention to every little detail and see what ideas can be used in their event in November. “Each place has its own reality, whatever works there might not work here”, she says.

 

Inhotim Lab is an art-oriented educational program aimed at 12 to 16-year-old students in the public school network in Brumadinho. By conducting research and experimentations, participants develop a critical and reflexive eye not only towards the art world, but also in relation to the context in which they live, becoming active agents in their communities. About 200 youngsters have taken part in Inhotim Lab since the program started back in 2007. Besides New York, the project has taken the students to London and Buenos Aires.

 

Are you curious to learn more about this journey? During the trip, Inhotim’s Blog will post testimonials and reports of participants and educators who are going to New York. Make sure you check it out!

 

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