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O espaço em cheque

Redação Inhotim

 Concreto, ferro, vidro e madeira. Estes são alguns dos materiais que o artista Marcius Galan utiliza nos seus trabalhos, verdadeiros desafios à percepção. Nascido em Indianápolis, nos EUA, mas criado em São Paulo, Galan cursou a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), referência em artes plásticas no cenário nacional. Suas influências artísticas são inúmeras mas, entre os nomes, vale a pena destacar os brasileiros Waltercio Caldas, Cildo Meireles e o americano Gordon Matta-Clark.

 

Refletindo sobre conceitos de movimento, precisão e equilíbrio, Marcius acredita que ilusão e realidade caminham lado a lado. “Muitos dos meus trabalhos podem ser encarados também como experiências matemáticas. É fascinante o fato de uma linha, por exemplo, ter um início e um fim aparentes, mas, ao mesmo tempo, conter infinitos pontos, transgredindo essa noção de espaço. Isso é uma prova de que buscamos medidas e padrões de coisas que, no fundo, não podem ser definidas”, afirma.

 

No Inhotim, o artista conta com duas obras em exposição. A primeira delas, Seção Diagonal (2008), se encontra na Galeria Mata desde 2010. Descoberta e encantamento são alguns dos sentimentos do espectador ao se deparar com a presença de algo que, na verdade, não existe. Por fim, como parte das novas inaugurações de 2013, o artista instalou sua segunda obra: Imóvel/Instável (2011).  Exposto na Galeria Praça, o trabalho joga com noções de mobilidade estática, evocando uma ideia de falso movimento. “O espaço tem um limite variável e relativo. O que parece desequilibrado pode estar em perfeito equilíbrio se analisado no todo”, comenta Galan.

 

Marcius Galan conta um pouco sobre sua nova obra no Inhotim: Imóvel/Instável. Confira o vídeo:

 

 

Disputing space

Redação Inhotim

 Concrete, iron, glass and wood. Those are some of the materials which artist Marcius Galan uses for his works, a genuine challenge to perception. Indianopolis-born, the American, who was brought up São Paulo, attended the Armando Alvares Penteado Foundation (Faap), a nationwide renowned institution which is a reference for plastic arts. Galan has been influenced by a vast number of artists, amongst which the Brazilians Waltercio Caldas and Cildo Meireles, as well as the American Gordon Matta-Clark, are entitled to a special highlight.

 

Pondering on the concepts of movement, precision and balance, Marcius believes that illusion and reality walk side-by-side. “Many of my works might as well be faced as mathematical experiences. A line, for instance, has an apparent beginning and  end, but, at the same time, contains an infinite number of points.  The transgression of this notion of space is a fascinating thing. It is proof that we seek for measures and patterns in things which, in their essence, cannot be defined “, he says.

 

At Inhotim, the artist has two works being exhibited. The first one, Seção Diagonal (2008), has been on display in Galeria Mata since 2010. Discovery and enchantment are amongst the feelings experienced by viewers when face-to-face with the presence of something that, in fact, does not exist. Finally, as part of the latest 2013 openings, the artist has set up his second work: Imóvel/Instável (2011). The art work, exhibited at Galeria Praça (the square gallery) plays around with notions of static mobility, evoking a of false movement idea. “The limit to space is variable and relative. What seems unbalanced can be in perfect balance provided it is analyzed all in all, “says Marcius Galan.

 

Marcius Galan explains his latest work at the Inhotim: Imóvel/Instável. Check out the video: