Pular para o conteúdo

Que lugar é esse?

Redação Inhotim

Entre os dias 1º e 5 de dezembro, o Inhotim recebe a artista israelense Ofri Cnaani para realizar um trabalho inédito no Parque, as performances “Que Lugar é Esse?” e “Recalculate Root”. Inspiradas na experiência da artista como mediadora de visitas em museus da cidade norte-americana de Nova York, as ações pretendem transformar a visita de quem passa pelo Parque tendo funcionários do Instituto sem formação em arte como mediadores de visita ou até mesmo um celular. Essas são as formas da artista questionar a necessidade de conhecimento acadêmico para interpretar a arte.

A primeira performance foi realizada pela primeira vez em julho de 2015, no Museu de Israel, em Jerusalém. “Desenvolvi uma sensibilidade pela maneira de contar histórias e tive interesse em analisar essa atividade como uma expressão artística”, explica Cnaani. Antes da apresentação, ela vai capacitar 35 funcionários de diversas áreas do Instituto, como jardinagem, recepção e transporte interno. Ofri Cnaani tem 40 anos e, atualmente, mora em Nova York, onde é professora da Escola de Artes Visuais e do Centro Internacional de Fotografia.

“O conteúdo gerado na performance não destaca somente os acervos, mas, sim, o trabalho desenvolvido pelos participantes. Essa é uma forma de desafiar o saber sobre arte”, enfatiza Cnaani. Segundo ela, a iniciativa de realizar a atividade no Inhotim surgiu de uma visita ao Instituto, há um ano. A artista percebeu várias formas em que o conhecimento é gerado e transformado pelos mediadores do Parque e entrou em contato com os educadores do Inhotim.

Para a gerente de educação do Instituto, Yara Castanheira, a performance atende aos desejos da Instituição. “A proposta de oferecer ao visitante uma experiência única com o acervo está na essência das nossas ações educativas”, explica. Enquanto para o público essa é a oportunidade de ter um contato diferente com o Parque, para os funcionários é a chance de compartilhar experiências pessoais com o público, fortalecendo a relação de pertencimento à Instituição.
Depois da capacitação com a artista, os funcionários serão estimulados a criar um trajeto pelo Parque, a partir de 10 perguntas que, geralmente, não são feitas pelos visitantes. Relatando suas próprias experiências, eles realizam a visita mediada com uma pessoa por vez, contando suas interpretações dos acervos do Inhotim. O workshop com os funcionários acontece nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro e a performance, nos dias 4 e 5.

Na segunda ação, a ideia da artista israelense Ofri Cnaani é usar o celular para propor uma outra forma de visitar Inhotim. Durante uma hora, os visitantes receberão mensagens de seis em seis minutos pelo celular  com sugestões de como interagir com o Parque. As mensagens contêm dicas que podem ser interpretadas de diversas formas. “As dicas que irei enviar são ambíguas, propondo um significado sobre o espaço e outro sobre si próprio. Quando digo pra pessoa “se perder”, por exemplo, ela pode tanto se perder pelos jardins como se perder em pensamentos”, explica. Cada participante deverá registrar por meio do próprio celular uma imagem que descreva a experiência vivida após cada orientação. “As imagens vão me mostrar o ponto de vista deles, como cada um recebeu e interpretou as mensagens”, diz.

SERVIÇO
Performance “Que Lugar é Esse?”

A performance “Que Lugar é Esse?” foi inspirada na experiência da artista como mediadora de visitas em museus de Nova York. A ação pretende transformar funcionários do Instituto Inhotim sem formação em arte em mediadores de visita. É uma forma de questionar a necessidade de conhecimento acadêmico para interpretar a arte.
Data: sexta-feira, 04 de dezembro.
Horários: das 11h às 12h e das 14h às 15h.
Local: Tamboril

Performance “Recalculate Rout”
Recalculate Rout é uma performance que usa um aplicativo de celular para incentivar o visitante a percorrer um caminho através de chamadas ou mensagens. O objetivo é proporcionar uma outra experiência de visita em locais familiares ou não, sejam cidades ou museus.
Data: sábado, 05 de dezembro
Horário: 14h
Local: Estação Educativa