Pular para o conteúdo

Modelos de negócios inovadores

Luiz Othero

Durante a 10ª Semana do Meio Ambiente do Inhotim, tivemos a oportunidade de nos aventurar em um workshop de Business Model Generation, a partir do acervo de arte contemporânea e botânica do Instituto. O Business Model Generation é um livro que funciona como manual prático e eficaz para compreender, projetar, testar e implementar modelos de negócios.

 

Escrito em colaboração entre 470 profissionais de 45 países diferentes, o livro resultou em uma metodologia simples e assertiva, que permite emergir o potencial criativo e intuitivo a partir de uma linguagem visual. Ao mesmo tempo, ele assegura uma estrutura lógica e racional, transformando a maneira de criar, representar e comunicar modelos de negócios. O workshop foi inspirado nessa publicação e os métodos nele propostos foram apresentados e testados pelos participantes.

 

Em um mundo em constante transformação, precisamos de ferramentas que acompanhem a velocidade das mudanças que vivenciamos. O Business Model Generation conta com um quadro, chamado de Canvas, em que os nove elementos que compõem um modelo de negócio são projetados. Com o passar do tempo, as relações que influenciam seu negócio mudam, o cenário fica favorável ou desfavorável e, como nos dias atuais isso acontece em uma velocidade absurda, o Canvas permite que rapidamente uma reconfiguração de seu modelo seja estabelecida.

 

O vídeo a seguir explica, de maneira simples, o Business Model Canvas:

 

Ao trabalhar o tema dentro do Inhotim, fomos privilegiados com as reflexões que pudemos absorver dos acervos. A obra True Rouge (1997) foi a escolhida para ser observada no início do nosso workshop e, por isso, a que mais contribuiu com o nosso processo de inspiração. Os participantes visitaram a galeria em que está instalada, expandiram os limites de seu potencial criativo para se entregar a um processo intuitivo, colaborativo e multidisciplinar de geração de modelos de negócios. Em diversos momentos do workshop, reflexões provenientes da observação da obra ajudavam no aprendizado das novas ferramentas de geração de modelos de negócio e na expansão da capacidade de reflexão e criatividade dos participantes.

 

Os resultados foram surpreendentes. O clima de confiança foi rapidamente estabelecido após observar e compartilhar reflexões da obra de arte e a criatividade e colaboração apareceram de forma natural ao longo de todo o tempo do workshop. Os participantes conseguiram absorver o conteúdo rapidamente e partiram para a prática. Durante o preenchimento do Canvas, as dúvidas apareciam e se resolviam dentro do próprio grupo, quase sem a intervenção do facilitador. O Business Model Generation powered by Inhotim foi testado e validado!

 

Quer conhecer mais sobre o método Canvas? Então visite o site oficial do Business Model Generation, em que é possível fazer o download do modelo do quadro.

Innovative business models

Luiz Othero

During the 10th Inhotim Environment Week, we had a workshop that gave us the opportunity to venture into the Business Model Generation, based on the Institute’s botanical and art collections. The Business Model Generation is a book that works as a practical and efficient manual on how to understand, design, test and implement business models.

 

Written in collaboration between 470 professionals in 45 different countries, the book resulted in a simple and assertive methodology that allows for creative and intuitive potential to emerge based on a visual language. Meawhile, it ensures a logical and rational structure, transforming the way business models are created, represented and communicated. The workshop was inspired by the publication mentioned and participants presented and tested the methods proposed by it.

 

In an ever changing world, we need tools that can keep up with the speed of the changes we experience. The Business Model Generation features a chart, referred to as Canvas, in which the nine elements that make up a business model are projected. As time goes by, the relationships that influence your business change, the scenario becomes favorable or unfavorable and, since nowadays this all happens at an amazing speed, and the Canvas allows for a prompt reconfiguration of your business model.

 

The following video briefly explains the Business Model Canvas:

 

We were privileged with the reflections we were able to absorb from the collections, as we worked the theme within Inhotim. The work True Rouge was chosen to be observed in the beginning of our workshop and, thus, it was the work that contributed the most with our inspiration process. Participants visited the gallery where the True Rouge is installed, expanding the boundaries of their creative potential to delve into an intuitive, collaborative and multidisciplinary process to generate business models. In several moments during the workshop, the reflections generated by the observation of the work would help learn new tools to generate business models, as well as expand participants’ reflection capacity and creativity.

Results were amazing. The atmosphere of trust was quickly established after reflections on the work were observed and shared, and creativity and collaboration appeared naturally throughout the course of the workshop. Participants were able to quickly absorb the content and start practicing right away.While the Canvas was being filled out, the doubts that came up were solved within the group, and the facilitator’s intervention was hardly needed. The Business Model Generation powered by Inhotim was tested and validated!

 

Learn more about this method on the Business Model Generation official website. There you can download the template of the chart used for the Canvas.