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Descentralizando o Acesso

O Descentralizando o Acesso é um projeto educativo do Instituto Inhotim realizado desde 2008, que oferece ao educador da rede pública de Brumadinho e região um contato abrangente com a arte. Por meio de encontros de formação, visitas com alunos e atividades dentro e fora do Inhotim, educadores e estudantes se tornam protagonistas na realização de práticas educativas em sala de aula.

 

Meu primeiro contato com o projeto aconteceu em 2013, na Escola Municipal Altidório Amaral, em São Joaquim de Bicas, onde ainda trabalho. A partir daí, tenho sido atravessado por experiências múltiplas que alcançam meus alunos, suas casas, suas ruas e comunidades. O Descentralizando o Acesso é permeado pelo diálogo do Inhotim com seu entorno, criando territórios abertos a trocas e experimentações.

 

Um dos grandes momentos do programa é a visita com os alunos, na qual, acompanhados de dois mediadores, podem vivenciar o acervo do Instituto e interagir com o mesmo de forma única. Quando participo dessas visitas com minha turma sempre se faz uma surpresa, um momento que se deseja eterno.

 

Crianças com tinta 3
Após visita ao Inhotim, alunos da Escola Municipal Altidório Amaral realizam atividade inspirada na obra do artista Yves Klein, famoso pelo tom de azul que leva seu nome. Foto: Daniela Paoliello

As vivências da visita e seus desdobramentos na escola podem ser compartilhados por meio da Rede Educativa, plataforma virtual para a troca de experiências em arte-educação entre os participantes do projeto. Além de viabilizar um diálogo contínuo do Instituto com o educador, a escola e seu público, a Rede Educativa é um espaço acolhedor para quem trabalha com arte na escola e deseja ampliar nela seus horizontes.

 

Descentralizar o acesso é oportunizar a descoberta da energia pessoal em cada um por si próprio. Abre-se espaço e, desse novo lugar, emergem novas possibilidades e olhares. Acompanhados pela equipe do projeto, por diversos meios, professores tornam-se propositores; seus alunos, colaboradores de uma educação que se faz no conjunto, na troca incessante. O Descentralizando o Acesso, eu vejo, é uma plataforma para a interação com a arte e, por meio dele, ela se espalha.

Decentralizing Access

Decentralizing Access is an educational project by Instituto Inhotim. The project has been taking place since 2008 and offers broad contact with art to educators in the public school network of Brumadinho and region. During training sessions, visits with students and activities inside and outside Inhotim, educators and students play leading roles in the performance of classroom educational practices.

 

My first contact with the project happened in 2013, at Altidório Amaral Municipal School, in São Joaquim de Bicas, where I still work. From then on, I have witnessed multiple experiences that reach students, their homes, their streets and communities. Decentralizing Access is permeated by the dialog between Inhotim and its surroundings, creating open territories for the exchange of experiences.

 

One of the greatest moments in the program is the visit with students, during which they are accompanied by two mediators and are allowed to experience the Institute’s collection in a unique way.I am surprised every time I take my class to these visits. It is a moment one wishes would last forever.

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After the visit to Inhotim, students from Altidório Amaral Monicipal School made an activity inspired by the artist Yves Klein, famous for the shade of blue he has created. Photo: Daniela Paoliello

The experiences during the visit and their developments at school can be shared through Rede Educativa [Educational Network], a virtual platform that allows the exchange of experiences related to art-education among project participants.In addition to allowing for a continuous dialog between the Institute and educators, school and the general public, Rede Educativa is a welcoming environment for those working with art at schools and who wish to use it to broaden their horizons.
Decentralizing Access gives the opportunity for each person to discover their personal energy on their own.The space opens up and new possibilities and looks emerge from this new space.Supported by the project team in several different ways, teachers become proponents, their students become collaborators in a type of education made jointly, with endless exchanging. As I see, Decentralizing Access is a platform to interact with art, and through the program, art itself is circulated.